11.10.06

Grandes portugueses


Vou tentar ser breve num tema que anda a agitar algumas mentes,digamos,conservadoras.
Aqui,aqui e aqui,para dar alguns exemplos,nota-se claro ressentimento por não constar(já consta)da lista de possíveis escolhas o nome de Salazar.
Sim,foi portugês.Marcou indelevelmente gerações de portugueses.Grande português?Não,não foi.
Nas 4 décadas,mais ano,menos ano,da sua governação anti-democrática(já li este termo algures:é politicamente correcto para ditadura),Portugal parou no tempo,estagnou.Parecia uma aldeia da Sicília dos anos 20 tamanho XL.
Salazar nem a esperteza saloia teve de olhar para o lado e ver o que fazia um ditador a sério:mandava com mão de ferro mas fazia desenvolver o país,estando o resultado dessa diferença gritantemente à vista,hoje.
Livrou-nos da WW II para nos meter na guerra colonial.Se calhar era melhor o contrário,vejam-se os países que nela participaram.
Conclusão:foi um ajuntador de dinheiro de vistas curtas que atrasou irremediavelmente Portugal.
Português sim,grande nem pensar...

3 comentários:

marta r disse...

Se fosse um Index de "Grandes Portugueses que Durante 40 Anos Impediram Portugal de se Tornar Um País Civilizado e Moderno", ele estaria sem dúvida nenhuma à cabeça...

Anónimo disse...

Comparado com os governos das ultimas décadas, Salazar fez muitas coisas boas, Havia respeito, ordem, segurança entre outras coisas. Enfim tanto dantes como agora os politicos são sempre a mesma coisa, vivem á grande e tudo à custa do povo.

Claro da Silva disse...

Sobre o comentário anterior, alguma coisa saiu mal, pois não é (anónimo), pode-se identificar como Claro da Silva do Porto...