30.10.06

Ainda MST e Equador

Tendo dito,há dias,que ainda não tinha opinião completamente formada sobre o possível plágio que Miguel Sousa Tavares teria feito da obra "Esta Noite a Liberdade",de Dominique Lapierre e Larry Collins,sucederam-se alguns acontecimentos que têm tido o condão de me inclinar para o facto de não ter sido um mero acaso o aparecimento de parágrafos inteiros copiados para o livro do autor português.
O primeiro foi o facto de não ter visto na estação onde é comentador,a TVI,qualquer confrontação com os factos que lhe impugnam.
O segundo é este artigo de Leonor Figueiredo,jornalista do DN(mais parecendo de qualquer pasquim de carácter sensacionalista) que,toldado o seu sentido de isenção por motivos que desconheço,conclui que não houve plágio e que este(a ter acontecido,claro) se resume a 3 páginas (Ó senhor doutor juiz,estavam lá para aí 500 barras de ouro,mas eu só tirei 3,por isso não é roubo,pois não?...),numa clara menção de vitimizar o escritor(?).
MST está aborrecido porque o pedestal de onde perorava sobre a verdade e a honradez que diz ter a propósito de tudo ruiu,e nenhuma tentativa de branqueamento vai fazer com que quem se sente enganado por ter lido "gato por lebre" lhe perdoará.Mas o grupo de amigos do meio cultural depressa se unirá em torno de um dos seus e fará tudo para que caia no esquecimento.
Vejam aqui,no blog que reapareceu depois de sumiço misterioso,as provas.A conclusão é sempre vossa...
Termino como já comentei aqui:sinto vergonha por ele...

2 comentários:

AM disse...

Caro Sardanisca
O texto dessa criatura é inacreditável!!!
Como é que MST se arroga ao direito de espalhar suspeitas, sobre o que muito bem lhe apetece, neste caso sobre todos os bloguistas do Bloco de Esquerda (mas o que é isso de um "bloguista do Bloco de Esquerda"!?), e sobre todos os escritores, pois eu não sei quais são os escritores que o MST considera falhados ou invejosos!
Se eu considerar que MST é um escritor falhado ou invejoso, posso concluir (ou suspeitar...) que seja MST o anónimo (e esquizofrénico) autor do "maldito" blog?
"O autor lamenta que mesmo que se descubra quem é o autor e este vá a tribunal, "só será condenado daqui a dois anos, quando ninguém se lembrar do caso".
A "condenação" e o prazo ("dois anos") são dados adquiridos, e quanto à presunção de inocência, dos (não identificados) "suspeitos", já estamos conversados.
De resto e demore o tempo que demorar, porque será que o "autor" já esta a contar com o ovo no cu da galinha da nossa fatal falta de memória?
Para MST "não devia ser possível abrir um blogue sem o autor ser identificado e tecnicamente confirmado". Calculo que para o Big Brother MST, um "chip" na testa, ou uma estrela (talvez preta sobre fundo vermelho...) ao peito, não dispensa a instalação de câmaras (de segurança...) nas nossas casas, e demais locais de acesso (público) à rede!
Quando MST se permite lançar suspeitas e processos de intenção sobre centenas ou milhares de pessoas, sou tentado a concordar com o que JMF escreveu. É o regresso aos tempos da Inquisição, "quando uma carta (ou uma suspeita...) anónima era suficiente para atirar um inimigo para a fogueira".
E o que é que o bloguer do Bloco de Esquerda Daniel Oliveira pensará disto?
No Eixo do Mal (também) não se falou em nada...

Sardanisca disse...

O Daniel Oliveira tem uma posição um pouco ambígua neste assunto...